sábado, 20 de março de 2010

TERREMOTO


EXPLICAÇÃO
Tema: T erremoto

O terremoto
é um tipo de vibração violenta que ocorre na superfície da Terra que pode ser provocada por mecanismos de um vulcão, impactos causados por meteoros, explosões realizadas abaixo do nível do solo, por estruturas subterrâneas que desmoronam e por transferência de gases internos.

Também conhecido como sismo tectônico é gerado pela movimentação das placas tectônicas que podem se chocar, se deslizarem sobre a outra e ainda se afastarem. Com a movimentação das placas há um processo permanente de pressão e alterações estruturais que se acumulam originando tais vibrações.

Os terremotos podem ser superficiais quando atingem até 70 km de profundidade, intermediários quando atingem até 350 km de profundidade, profundos quando atinge até 670 km de profundidade. Pode haver terremotos com profundidade superior a 670 km, porém esses são bastante raros. Dentre as conseqüências que os terremotos provocam podemos citar: abertura de falhas que variam de centímetros a quilômetros, tsunamis, deslizamento de terras, alterações na rotação da Terra e prejuízos econômicos.

Para realizar as medições de um terremoto, utilizam a Escala Richter ou a Escala Mercalli, porém a Escala Richter é a mais conhecida e utilizada. Os terremotos são medidos de 2 a 9, onde o número 2 determina vibrações que pode até não serem percebidas e o número 9 são os excepcionalmente perigosos que devastam milhares de quilômetros. É importante ressaltar que a Escala Richter não avalia a intensidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário