domingo, 25 de julho de 2010

Anatomia interna


CÓRNEA
É uma membrana transparente, localizada na frente da íris. Tem como funções permitir a entrada de raios de luz no olho e a formação de uma imagem nítida na retina. Seria como a lente da máquina fotográfica.

CRISTALINO
Lente biconvexa, transparente, flexível, localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina.

COROÍDE
É uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina. A região da retina, responsável pela visão central, chama-se MÁCULA, na qual se localizam os cones.

ESCLERÓTICA
É a parte branca do olho. Sua função é a proteção ocular.

HUMOR VÍTREO
É uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.

HUMOR AQUOSO
É um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

ÍRIS
Disco colorido com um orifício central. Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: ambiente com muita luz faz fechar a pupila; ambiente com pouca luz faz dilatar a pupila. Exerce a função idêntica ao diafragma de uma máquina fotográfica.

NERVO ÓTICO
Faz a ligação entre o olho e o cérebro.

RETINA
Camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram célula fotoreceptoras ( CONES, responsáveis pela visão central e pelas cores, e Bastonetes, responsáveis pela visão periférica e noturna). Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário